Católicos fizeram caminhada em defesa das famílias
Centenas de fiéis da Igreja Católica saíram pelas ruas de Montes Claros, no sábado pela manhã, durante a abertura da Semana Nacional da Família e pedindo respeito a esse segmento social e principalmente ao papel do pai, como primeiro catequizador. O evento começou na Catedral, em ritual onde foi aberta a Porta Santa e os católicos tomaram conta do recinto, para a celebração da missa. Depois, foi realizada a caminhada até a Matriz, onde ocorreu a consagração das famílias. O tema da Semana da Família nesse ano é “Misericórdia na Família, Dom e Missão”.
Uma surpresa foi a participação do Lions Clube Montes Claros Sertanejo, que pela primeira vez participou dessa caminhada. O presidente Lourival Caldeira salienta que todos os segmentos devem sempre defender a família. Outro destaque foi o pedido para acabar com a violência doméstica, em iniciativa do coordenador municipal da Campanha Contra a Violência, Joaquim Cândido.
Na sua homilia, o padre Frei Valdo salientou a importância dos católicos não deixarem a misericórdia dentro de caixa forte, mas a espalhar ao povo, como é o desejo de Jesus. Aproveitando o fato de o Brasil estar sediando as Olimpíadas 2016, o Frei Valdo fez um apelo para os católicos façam da família a tocha olímpica em seu ambiente, subindo no pódio das altas conquistas e realizações. Ele conclamou os fiéis a intensificarem as relações familiares e de convivência.
O orador da celebração, Jarbas Oliveira salientou que a Semana da Família é tempo de renovação e de graça. Ele afirmou que a família é dom, pois nasce das mãos criadoras do Pai e recebe todo o sustento e auxilio necessário para crescer, desenvolver e frutificar. Sobre a missão, ele lembrou que essa é a expressão de um amor profundo e verdadeiro, capaz de buscar e salvar aqueles que estão perdidos, curar os feridos e dar a todos a oportunidade de ser bom de novo.
Como a Semana da Família foi aberta na véspera do Dia dos Pais, Jarbas Oliveira salienta que é importante festejar no contexto familiar, uma vez que é na família o lugar onde os pais se tornam os primeiros catequistas da fé para os seus filhos. Ele lembra que o Papa Francisco aponta o matrimônio é uma vocação, sendo uma resposta à chamada especifica para viver o amor conjugal como sinal imperfeito do amor entre Cristo e a Igreja.
Fonte: Gazeta Norte Mineira